EPS – PT Bahia

Indicamos o acesso diretamente no blog próprio da EPS Bahia, clicando aqui

ATENÇÃO CANDIDATURAS EPS BA – jornada de formação

EM 2012, A BAHIA É 13.

Publicado em 07/04/2012 por murilopohl

Ao longo dos nossos 32 anos de existência, afirmamos a formação política como um importante instrumento de organização da militância e já o fizemos de diversas formas.

Nos últimos cinco anos, o partido dos trabalhadores vem organizando, através da Escola Nacional de Formação, um conjunto de ações que visam armar a militância e a direção partidária para a disputa política e ideológica no país.

Em 2012 não será diferente. Organizamos nossa militância para uma formação voltada para a jornada eleitoral que vivemos. É verdade que muitos elementos usados nesse processo já são velhas ferramentas conhecidas por nós. Mas é também verdade que, a partir desse ano, a formação política do PT começa a fazer o registro da história de sua militância e a conseguir estabelecer um processo continuado de formação.

Em 2012, nossa jornada de formação vai contar com o Curso de Formação para Candidatos Majoritários e Proporcionais. Será no curso onde dinamizaremos a aplicação de ferramentas de planejamento estratégico, pesquisa, comunicação e mobilização de campanha. Junto a esses, teremos os cursos de formulação e avaliação das políticas específicas, tais como Combate ao Racismo, Juventude, Feminismo e Lutas das/os LGBTs. Também voltados à organização das candidaturas.

A jornada 2012 visa armar o partido para a empreitada eleitoral, não só de forma individualizada, mas também municiando o partido com informações para os programas de governo e fortalecendo o modo petista de governar. Ao mesmo tempo, indicaremos a elaboração de Cartas Compromissos das candidaturas petistas para serem entregues à sociedade. Toda/o candidata/o do PT deve assumir um compromisso com o programa, com o modo petista de legislar e de governar.

Em 2011, estabelecemos a organização de um Coletivo de Gestores de Formação Política que somam hoje 28 pessoas no estado. É a partir deles que realizaremos o trabalho de mapeamento, monitoramento e formação nos 27 territórios baianos.

A Secretaria de Formação Política faz parte do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitoramento das Campanhas do PT no estado e, compreendendo-se como agente militante e mobilizador, se empenhará para garantir que todo o coletivo de formação se comprometa em manter uma lógica estadualizada neste momento eleitoral, compreendendo a ação política de forma conjunta neste período.

Nossa jornada começa no dia 13 de abril, pela manhã, com o Curso de Formação de Combate ao Racismo, que tem como foco formar os/as militantes que ora se organizam no setorial de Combate ao Racismo. No dia 20/04, à noite, abriremos o Curso de Formação Eleitoral 2012, que se estenderá por todo o dia 21.  O curso tem como foco formar candidatas/os a prefeito/a, vereador/a e presidentes de DMs das 35 maiores cidades da Bahia, bem como constituir como multiplicadores os já gestores da formação política, os membros do grupo de monitoramento e todo o Diretório Estadual do PT. Esta atividade será anterior à Reunião do Diretório Estadual, que deverá se reunir no próximo dia 22/04 com função específica de debater o calendário e as diretrizes eleitorais do PT para 2012.

No mês de maio, realizaremos duas importantes atividades. No inicio do mês, durante a Festival de Juventude de Vitória da Conquista, faremos a Jornada Formadora com a Juventude, que preparará as candidaturas jovens e armará a galera para a luta pela garantia das pautas caras à juventude nas propostas de políticas públicas nos programas de governos e candidaturas. Já no final do mês, faremos a Jornada de Formação Feminista (26/05), com foco nas mulheres pré-candidatas a prefeitas e vereadoras, construindo uma pauta que inclua mais mulheres no poder local.

Em Junho, mês do orgulho gay, realizaremos a primeira Jornada de Formação LGBT, que reunirá candidaturas do PT e de partidos da base aliada do governo, ampliando o acúmulo do PT no setor.

Paralelo a estas atividades, estaremos – nos meses de abril, maio e junho – construindo a Jornada de Formação nos Territórios, que tem como meta formar 1.000 militantes do PT em 2012.

Só é possível estabelecer metas assim porque, hoje, nosso partido constrói de forma nacionalizada a política eleitoral para 2012. Dos possíveis 40 mil candidatos a vereadores no Brasil, a Bahia é, certamente, responsável por, em média, 10% desse número.

Partimos do plano dos 35 maiores municípios no estado e, dentre eles, temos que destacar onde já somos governo – Vitória da Conquista, Camaçari, Serrinha, Irecê, Itapetinga, Senhor do Bonfim e Lauro de Freitas – que são aqueles onde vamos trabalhar para reeleger o projeto petista. Ainda das 35 maiores cidades, olharemos de forma diferenciada para aquelas em que nunca fomos governo e a oposição estabelece sua organicidade, mas temos possibilidade real de disputa, como é o caso de Feira de Santana. Há também um olhar apurado para as cidades onde teremos tempo de TV nas eleições e estaremos preparados para uma estréia organizada das campanhas pela internet via redes sociais.

Considerando que somamos o maior número de prefeitos da base do governo em torno de nossa agremiação, que possuímos a maior bancada de deputados federais e estaduais e que temos tarefas protagonistas no amplo campo da base de sustentação dos governos estadual e federal, não nos furtamos à responsabilidade que temos.

Compreendendo essa conjuntura, nos dedicamos a construir uma grande mobilização e um bom processo de organização partidária. Um processo que leve à nossa base e para cada candidatura petista da Bahia, a força organizada do Partido dos Trabalhadores.

Em 2012 a Bahia será 13.

PT Saudações,

Luciana Mandelli

Secretária de Formação Política

PT-BA

TAPIRAMUTÁ – BA: PT terá candidato próprio

Publicado em 31/03/2012 por murilopohl


As articulações do Partido dos Trabalhadores (PT) continuam por todo o interior da Bahia. Com a intenção de chegar a 100 prefeituras nesta eleição de 2012, o partido terá candidato próprio também no município de Tapiramutá, na região da Chapada Diamantina. O escolhido para concorrer ao cargo do executivo municipal é o doutor Jair de Souza, que será anunciando oficialmente nos próximos dias, mas já articula alianças na região. Ele esteve com o deputado estadual Marcelino Galo (PT) junto com a vereadora petista dra. Jadilva Fontes de Souza e do presidente do diretório do PT, Domingos Santos para tratar de demandas do município referentes ao longo período de estiagem.

O grupo petista levou os pleitos ao vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, na quarta-feira (28). Otto, por sua vez, recebeu as demandas e se surpreendeu com a candidatura de dr. Jair. “Conheço bem a região e sei das dificuldades que a população enfrenta ao longo desses anos. E fiquei surpreso de saber que Jair será o candidato do PT em Tapiramutá”, brinca Alencar.

Demandas apresentadas

O longo período de estiagem em regiões da Bahia tem causado estragos em Tapiramutá. Em reunião na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as lideranças políticas da região junto com o deputado Marcelino Galo explicaram a situação dos agricultores familiares e apontaram ações que ajudariam a amenizar os efeitos da seca, principalmente na zona rural. Melhoria em estradas vicinais para acesso à zona rural, construção de pequenas barragens, ligações dos programas Luz para Todos e Água para Todos, além de implantação de cisternas e poços artesianos formaram o conjunto de demandas encaminhadas pelas lideranças locais aos órgãos do governo estadual.

Taxa de Desemprego cresce na RM de Salvador
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador aumentou no mês de fevereiro de 2012, atingindo 15,8%, contra 15,0% registrado em janeiro. Houve crescimento no número de empregos gerados (11 mil), contudo a População Economicamente Ativa (PEA) alcançou 1.972 mil indivíduos (58,6% do total), 32 mil a mais que o mês anterior, e repercutiu no acréscimo de 21 mil pessoas no contingente de desempregados, chegando a 312 mil do total.
As informações são oriundas da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com o Dieese, Seade e Setre. A PED aponta que nos últimos 12 meses (fev2011-fev2012), a PEA teve acréscimo de 98 mil indivíduos (5,2%), enquanto os ocupados e desempregados também aumentaram, 54 (3,4%) e 44 mil, respectivamente.
Esse comportamento significou uma reversão da tendência observada entre os anos de 2007 e 2010.  Segundo a economista da PED, Ana Margaret: “A pressão sob a PEA é oriunda de fragilidade na dinâmica econômica, perceptível no baixo crescimento do PIB ano passado (2,0%). Isso estimula as famílias saírem em busca de incremento na renda, e foi acompanhada pela elevação das ocupações com tendências precárias, como emprego doméstico, autônomo, e assalariado sem carteira”.
Nos últimos doze meses, segundo a posição na ocupação, o emprego assalariado cresceu (20 mil ou 1,9%), devido aumento do contingente do setor privado (56 mil ou 6,5%), visto que houve redução do trabalho assalariado no setor público (36 mil ou 16,8%), considerado mais qualificado na garantia de melhores condições do trabalho.  O setor privado registrou acréscimo no número de assalariados com carteira de trabalho assinada (49 mil ou 6,7%) e, com menor intensidade, entre os sem carteira assinada (7 mil ou 5,3%). Houve elevação nos contingentes de Domésticos (22 mil ou 17,7%) e de Autônomos (13 mil ou 3,8%), enquanto decresceu o do agregado Outras Posições Ocupacionais, que incluem empregadores, trabalhadores familiares e donos de negócio familiar (1 mil, ou 1,4%)
Entre os setores de atividade econômica analisados, o nível ocupacional elevou-se no agregado Outros setores, que inclui os serviços domésticos e outras atividades (30 mil ou 22,1%), na Construção civil (26 mil ou 19,7%) e no Comércio (17 mil ou 6,5%). Observou-se decréscimo na Indústria (14 mil ou 10,0%) e no setor de Serviços (5 mil pessoas ou 0,5%).
Na comparação com janeiro de 2011, o rendimento médio real decresceu para os ocupados (8,8%) e para os assalariados (7,4%).  Na mesma base de comparação, houve redução na massa de rendimentos dos ocupados (8,1%) e assalariados (9,4%). No primeiro caso, o resultado foi devido à redução no rendimento médio real, já que o nível ocupacional apresentou pequena elevação. No segundo caso, a diminuição refletiu decréscimos no salário médio real e, em menor medida, no nível de emprego. De acordo com o economista da SEI, Luiz Chateaubriand, é esperado uma melhoria no comportamento dos rendimentos médios do trabalho na RMS, em função do aumento real do salário mínimo ocorrido em janeiro desse ano. Segundo ele, o salário mínimo tem um impacto importante na estrutura dos rendimentos do trabalho da RMS.
marca cut bahia original 1    CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
 
CONVOCATÓRIA
PLENÁRIA SINDICAL DA CUT-BAHIA
31 DE MARÇO DE 2012 – 09h às 12h
AUDITÓRIO SINDAE
A CUT-BA convoca seus sindicatos de base para participar da Plenária Sindical no dia 31 de março de 2012, das 09h às 12h, na sede do SINDAE, localizado à Rua General Labatut, nº65- Barris, Salvador- BA, com o objetivo de construir uma Plataforma da CUT para as Eleições de 2012 e consolidar a participação dos sindicatos custistas na luta por melhorias para os/as nossos/as trabalhadores/as nos municípios.
 
Proposta de Pauta:
1 – Os Trabalhadores e as Eleições 2012;
2 – Plebiscito pelo fim do Imposto Sindical;
3 – Informes
 
OBS: Participação especial do Deputado Federal Nelson Pelegrino.
 
Participe e seja pontual, sua presença é muito importante!
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES – CUT/BA
 
banner plebiscito
Rua Francisco Ferraro, 11 – Nazaré – CEP: 40040.465 – Salvador – BA

Fone: (71) 3321-9477/9473 – Fax: (71) 3322-9908www.cutbahia.org.br – sg@cutbahia.orgbr

Dalvadísio Lima é o Candidato do PT nas eleições 2012

Grande noticia! Apesar de já esperada pela força da militância da EPS e do MST no município onde há o maior numero de petistas proporcional do Brasil!

Agora é direto para a campanha e para a vitoria!

Fonte VOCEAKI

Aconteceu neste Domingo (26) o Segundo Encontro de Tática Eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT), através de um debate aberto entre os participantes que votaram em seus respectivos candidatos com a possibilidade de justificar e defender o voto, e decidir o Candidato a Prefeito de Itamaraju pelo PT nas eleições 2012.

Inicialmente eram quatro os Candidatos, sendo que dois deles desistiram por motivos diversos, restando dois pleiteantes a vaga de candidato do PT: Dalvadisio Lima e Antonio Portugal.

O escolhido para ser o representante oficial do Partido dos Trabalhadores nas eleições 2012 para Prefeito de Itamaraju é Dalvadisio Lima, com 35o votos.

Dalvadísio Lima ficou muito feliz pela oportunidade, dizendo ter esperado e se preparado muito para este momento.

Agradeceu a todos que deram esse voto de confiança para representação do Partido, espera responder a altura com um trabalho sério, de pés no chão, focado em objetivos claros, visando ao desenvolvimento da cidade.

Disse estar confiante em relação às eleições 2012, pois conta com o apoio e carinho de muitos, além do apoio das autoridades estaduais.

.

Antonio Portugal, com 99 votos não conseguiu ser o escolhido para representar o Partido nas eleições.

Estiveram presentes pessoas influentes no Partido e Região, mostrando total interesse e expectativa em relação ao Candidato escolhido:

.

O Deputado Federal Valmir Assunção, Evanildo Costa, Nilton, Paulo Vitor, Ariosvaldo(Solteiro), Raniere Botelho, Valzão, Erclei Sales, Ernandes, Jota Neto, Carlos Magno, Zé Renato, Pedro Almeida, Joel Lacerda, João Climário, Maria Dias Assunção, Robério Alves, Erisvaldo Rodrigues, Ilton Ferreira, Wellington, Ademário, entre outros.

Participaram da votação neste encontro os Filiados ao Partido com todos os requisitos exigidos atendidos, além de ter participado do Primeiro Encontro, realizado no dia 15 de Janeiro.

O Deputado Federal Valmir Assunção demonstrou total apoio ao candidato Dalvadísio Lima, que vem se preparando há tempo para administrar o município de Itamaraju e esperando ansiosamente por esse momento. Disse Valmir.

Afirmou que nas eleições 2012 haverá máximo empenho para indicação de Dalvadisío Lima à Prefeito de Itamaraju, e toda a direção estadual estará junto com ele nas eleições e posterior administração.

A Presidenta do Partido em Itamaraju, Josenilza Alves Figueiredo (Professora Zena) em entrevista concedeu detalhes sobre o procedimento do encontro, agradeceu a todos os filiados que compareceram para expor suas opiniões, e em nome do PT agradeceu o espaço concedido pelo Site Voceaki, não só como integrante, mas também como população, pois julga ser muito importante a veiculação das informações, que decidirão o futuro da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: