Financial Times ironiza Brasil por perder 6ª lugar de maior economia para o Reino Unido

De acordo com relatório do CEBR, Brasil não deve voltar a ganhar posições até 2014, porém deve passar Alemanha e França até 2022

Por Rodrigo Tolotti Umpieres 

SÃO PAULO – O blog Beyond Brics, do jornal Financial Times, publicou na última segunda-feira (7) um texto sobre a “briga” entre Brasil e Reino Unido, para ser a sexta maior economia do mundo. Com um pequeno tom de ironia, a jornalista Samantha Pearson fala sobre o fato do Reino Unido ter ultrapassado o Brasil novamente no ranking de maiores economias.

De acordo com o CEBR (em inglês, Centre for Economics and Business Research), a expectativa é que o Reino Unido tenha terminado 2012 com PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 2,443 trilhões, enquanto o Brasil fechou o ano com atividade econômica de US$ 2,282 trilhões. De acordo com projeções, o País cresceu mais que o inglês no último ano, porém, a desvalorização do real frente ao dólar ajudou para que o Brasil caísse para o sétimo lugar.

FT ironiza Brasil por perder 6ª lugar de maior economia para o Reino Unido (Getty Images)

FT ironiza Brasil por perder 6ª lugar de maior economia para o Reino Unido (Getty Images)

De acordo com um relatório da CEBR, o Brasil não deve voltar a passar o Reino Unido até 2014. Porém, até 2022, a projeção é que o País ganhe posições no ranking, passando a Alemanha e a França, mas sendo ultrapassado pela Índia.

Pearson diz que os brasileiros comemoraram quando ultrapassaram o Reino Unido em 2011, mas que a celebração foi prematura. Ela ainda cita o fato da justificativa para a perda de posto do Brasil foi a desvalorização do real, já que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, passou 2010 e 2011 reclamando que a moeda estava supervalorizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: