FOTOS COMPROVAM MORTE DE GUERRILHEIRO ENTERRADO SIMBOLICAMENTE EM JALES (via blog do cardosinho)

Postado por

O jornal Estado de São Paulo está publicando, hoje, notícia sobre a morte – durante o regime militar – do guerrilheiro Ruy Carlos Vieira Berbet, que possui uma irmã em Jales e foi enterrado simbolicamente, em 1992, no nosso cemitério. O pai, também chamado Ruy, viveu muitos anos em Jales. Eis um trecho da notícia:

Imagens até agora inéditas do corpo do guerrilheiro Ruy Carlos Vieira Berbert, desaparecido em janeiro de 1972, aos 24 anos, revelam que, por duas décadas, três governos militares e dois civis sabiam de sua morte numa cadeia de Natividade, hoje município do interior do Tocantins, e nunca informaram o fato a seus parentes.

Até hoje não se sabe onde estão os restos mortais de Berbert. Ele está na lista oficial que computa 475 mortos ou desaparecidos no período de governos militares no País (1964-1985).

As fotos de Berbert são as primeiras divulgadas, após a redemocratização, de um guerrilheiro morto nas dependências de um órgão do Estado.

De Jales, no interior paulista, Regina, única irmã de Berbert, recebeu com serenidade a notícia da existência das imagens no Arquivo Nacional. “Meu pai, também chamado Ruy, morto há 11 anos, sempre fez questão de divulgar com orgulho a história dele.”

Leia mais aqui >>>>IRMÃ DE RUY: ‘FIZEMOS UM ENTERRO SIMBÓLICO E MEU PAI TIROU UM SAPO DA GARGANTA’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: