A importância de Lula nas eleições de Campinas

Participação de Lula pode decidir eleição

Pesquisa aponta que 37,5% “muito provavelmente” atenderiam pedido do ex-presidente por um dos candidatos

 

Lula: peso político ainda grande

PAU­LO SAN MAR­TIN

CAM­PI­NAS

A par­ti­ci­pa­ção efe­ti­va do ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT) na cam­pa­nha elei­to­ral em Cam­pi­nas po­de­rá mu­dar os nú­me­ros apre­sen­ta­dos hoje e co­lo­car pelo me­nos um can­di­da­to – o apre­sen­ta­do por ele – em em­pa­te téc­ni­co com o pré-can­di­da­to Jo­nas Do­ni­ze­te (PSB). Isso por­que, cer­ta­men­te, o can­di­da­to do ex-pre­si­den­te será um dos opo­si­to­res de Do­ni­ze­te, que já anun­ciou co­li­ga­ção com o PSDB – par­ti­do ar­quir­ri­val do pe­tis­ta Lula.

Nes­ta nona ro­da­da da pes­qui­sa UP (Uni­da­de de Pes­qui­sa)/To­do­Dia, 37,5% dos elei­to­res en­tre­vis­ta­dos afir­ma­ram que “mui­to pro­va­vel­men­te” aten­de­ri­am ao pe­di­do do ex-pre­si­den­te caso ele pe­dis­se vo­tos para um dos can­di­da­tos du­ran­te a cam­pa­nha. E esse apoio se­ria mais re­for­ça­do caso a pre­si­den­ta Dil­ma Rous­sef (PT) tam­bém pe­dis­se vo­tos para o can­di­da­to de Lula. Já a par­ti­ci­pa­ção do go­ver­na­dor Ge­ral­do Al­ckmin (PSDB), no atu­al qua­dro da pes­qui­sa, pro­va­vel­men­te aju­da­ria a con­so­li­dar par­te das in­ten­ções de voto que já es­tão com Do­ni­ze­te.

Essa nova ba­te­ria de per­gun­tas foi in­clu­í­da na pes­qui­sas por cau­sa do qua­dro po­lí­ti­co sin­gu­lar de Cam­pi­nas. A ci­da­de é a úni­ca da re­gião onde pode ocor­rer o se­gun­do tur­no, o que por si só já es­ta­be­le­ce um gran­de nú­me­ro de va­ri­á­veis, nas co­li­ga­ções e apoi­os. “De­pois do tur­bi­lhão po­lí­ti­co que a ci­da­de vi­veu, as li­de­ran­ças es­ta­duais e na­ci­o­nais, as­sim como to­dos os par­ti­dos, es­ta­rão aten­tos e ar­ti­cu­la­dos para as elei­ções em Cam­pi­nas”, diz Sid­ney Kun­tz, di­re­tor e ana­lis­ta do ins­ti­tu­to UP. Para ele, após o iní­cio da cam­pa­nha essa trans­fe­rên­cia de vo­tos po­de­rá ser me­lhor ava­li­a­da.

De acor­do com a pes­qui­sa, caso Al­ckmin pe­dis­se voto para um can­di­da­to “mui­to pro­va­vel­men­te” 16,3% aten­de­ri­am ao pe­di­do do go­ver­na­dor. Ou­tros 23,9% “le­va­ri­am em con­si­de­ra­ção o pe­di­do e tal­vez” o aten­des­sem. Já 28,8% dis­se­ram que o pe­di­do “não pe­sa­ria” em sua de­ci­são de voto. E 29,1% dis­se­ram que o apoio de Al­ckmin “pe­sa­ria con­tra” o can­di­da­to de­fen­di­do por ele. Ape­nas 2% dis­se­ram que não sa­bem.

O apoio de Dil­ma, se­gun­do os elei­to­res en­tre­vis­ta­dos, fa­ria com que 19,9% “mui­to pro­va­vel­men­te” aten­des­sem ao pe­di­do. 25,5% “tal­vez”, 34,2% “não pe­sa­ria o pe­di­do” e 18,3% “pe­sa­ria con­tra”. Não sou­be­ram res­pon­der 2,2%.

No caso de Lula, 37,5% “mui­to pro­va­vel­men­te” aten­de­ri­am ao pe­di­do, 19,5% “tal­vez”, 24,3% “não pe­sa­ria o pe­di­do” e 15,4% “pe­sa­ria con­tra”; 3,2% dis­se­ram não sa­ber.

“Es­tes nú­me­ros são sig­ni­fi­ca­ti­vos e mos­tram tam­bém um as­pec­to mui­to im­por­tan­te do qua­dro de Cam­pi­nas: o elei­tor vai es­tar aten­to, como nun­ca, ao per­fil de cada can­di­da­to”, ad­ver­te Kun­tz.

Anúncios

2 Respostas

  1. Você só pode estra de brincadeira não é mesmo???? Depois da bandalheira que o PT e o PDT fizeram na prefeitura você ainda acha que alguém vai votar neste partido em Campinas? ACORDA PRA VIDA MEU AMIGO!!!!!

    • Tanto nos achamos que sim, quanto voce acha que não… esta é uma das belezas da DEMOCRACIA. Importa o que cada um acha e expressa, inclusive através do voto. Veja o que aprontaram os DEMONOTUCANHALAS na multimilhonária armação das privatizações… e ainda nao estão enterrados graças ao PIG. Entre os candidatos em Campinas temos algumas pessoas muito sérias e podemos tranquilamente afirmar que Marcio é um deles, quem decide é o povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: