EM 2012, A BAHIA É 13.

Ao longo dos nossos 32 anos de existência, afirmamos a formação política como um importante instrumento de organização da militância e já o fizemos de diversas formas.

 

Nos últimos cinco anos, o partido dos trabalhadores vem organizando, através da Escola Nacional de Formação, um conjunto de ações que visam armar a militância e a direção partidária para a disputa política e ideológica no país.

 

Em 2012 não será diferente. Organizamos nossa militância para uma formação voltada para a jornada eleitoral que vivemos. É verdade que muitos elementos usados nesse processo já são velhas ferramentas conhecidas por nós. Mas é também verdade que, a partir desse ano, a formação política do PT começa a fazer o registro da história de sua militância e a conseguir estabelecer um processo continuado de formação.

 

Em 2012, nossa jornada de formação vai contar com o Curso de Formação para Candidatos Majoritários e Proporcionais. Será no curso onde dinamizaremos a aplicação de ferramentas de planejamento estratégico, pesquisa, comunicação e mobilização de campanha. Junto a esses, teremos os cursos de formulação e avaliação das políticas específicas, tais como Combate ao Racismo, Juventude, Feminismo e Lutas das/os LGBTs. Também voltados à organização das candidaturas.

 

A jornada 2012 visa armar o partido para a empreitada eleitoral, não só de forma individualizada, mas também municiando o partido com informações para os programas de governo e fortalecendo o modo petista de governar. Ao mesmo tempo, indicaremos a elaboração de Cartas Compromissos das candidaturas petistas para serem entregues à sociedade. Toda/o candidata/o do PT deve assumir um compromisso com o programa, com o modo petista de legislar e de governar.

 

Em 2011, estabelecemos a organização de um Coletivo de Gestores de Formação Política que somam hoje 28 pessoas no estado. É a partir deles que realizaremos o trabalho de mapeamento, monitoramento e formação nos 27 territórios baianos.

 

A Secretaria de Formação Política faz parte do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitoramento das Campanhas do PT no estado e, compreendendo-se como agente militante e mobilizador, se empenhará para garantir que todo o coletivo de formação se comprometa em manter uma lógica estadualizada neste momento eleitoral, compreendendo a ação política de forma conjunta neste período.

 

Nossa jornada começa no dia 13 de abril, pela manhã, com o Curso de Formação de Combate ao Racismo, que tem como foco formar os/as militantes que ora se organizam no setorial de Combate ao Racismo. No dia 20/04, à noite, abriremos o Curso de Formação Eleitoral 2012, que se estenderá por todo o dia 21.  O curso tem como foco formar candidatas/os a prefeito/a, vereador/a e presidentes de DMs das 35 maiores cidades da Bahia, bem como constituir como multiplicadores os já gestores da formação política, os membros do grupo de monitoramento e todo o Diretório Estadual do PT. Esta atividade será anterior à Reunião do Diretório Estadual, que deverá se reunir no próximo dia 22/04 com função específica de debater o calendário e as diretrizes eleitorais do PT para 2012.

 

No mês de maio, realizaremos duas importantes atividades. No inicio do mês, durante a Festival de Juventude de Vitória da Conquista, faremos a Jornada Formadora com a Juventude, que preparará as candidaturas jovens e armará a galera para a luta pela garantia das pautas caras à juventude nas propostas de políticas públicas nos programas de governos e candidaturas. Já no final do mês, faremos a Jornada de Formação Feminista (26/05), com foco nas mulheres pré-candidatas a prefeitas e vereadoras, construindo uma pauta que inclua mais mulheres no poder local.

 

Em Junho, mês do orgulho gay, realizaremos a primeira Jornada de Formação LGBT, que reunirá candidaturas do PT e de partidos da base aliada do governo, ampliando o acúmulo do PT no setor.

 

Paralelo a estas atividades, estaremos – nos meses de abril, maio e junho – construindo a Jornada de Formação nos Territórios, que tem como meta formar 1.000 militantes do PT em 2012.

 

Só é possível estabelecer metas assim porque, hoje, nosso partido constrói de forma nacionalizada a política eleitoral para 2012. Dos possíveis 40 mil candidatos a vereadores no Brasil, a Bahia é, certamente, responsável por, em média, 10% desse número.

 

Partimos do plano dos 35 maiores municípios no estado e, dentre eles, temos que destacar onde já somos governo – Vitória da Conquista, Camaçari, Serrinha, Irecê, Itapetinga, Senhor do Bonfim e Lauro de Freitas – que são aqueles onde vamos trabalhar para reeleger o projeto petista. Ainda das 35 maiores cidades, olharemos de forma diferenciada para aquelas em que nunca fomos governo e a oposição estabelece sua organicidade, mas temos possibilidade real de disputa, como é o caso de Feira de Santana. Há também um olhar apurado para as cidades onde teremos tempo de TV nas eleições e estaremos preparados para uma estréia organizada das campanhas pela internet via redes sociais.

 

Considerando que somamos o maior número de prefeitos da base do governo em torno de nossa agremiação, que possuímos a maior bancada de deputados federais e estaduais e que temos tarefas protagonistas no amplo campo da base de sustentação dos governos estadual e federal, não nos furtamos à responsabilidade que temos.

 

Compreendendo essa conjuntura, nos dedicamos a construir uma grande mobilização e um bom processo de organização partidária. Um processo que leve à nossa base e para cada candidatura petista da Bahia, a força organizada do Partido dos Trabalhadores.

 

Em 2012 a Bahia será 13.

 

PT Saudações,

 

Luciana Mandelli

Secretária de Formação Política

PT-BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: