Jilmar Tatto vai liderar a bancada do PT em 2012

tattoliderO líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), anunciou há pouco acordo fechado nesta manhã em torno da Líderança do PT. Neste ano de 2012, será líder da bancada o deputado Jilmar Tatto (PT-SP).

No ano de 2013, o cargo será exercido pelo deputado José Guimarães (PT-CE). O acordo será analisado pela bancada petista em reunião marcada para a tarde desta terça-feira (7).

“Aqui na Câmara, existe uma agenda do PT, que tem a ver com a vida de cada um – uma agenda social, uma agenda política, em que o PT vai mostrar a cara. E tem uma agenda do governo. A presidenta Dilma Rousseff nao precisa se preocupar, pois nós estamos juntos neste projeto de mudança de País, que começou com o presidente Lula e que está sendo continuado pela presidenta Dilma”, afirmou Tatto logo após o anúncio do acordo.

Abaixo o perfil do deputado Jilmar Tatto.

Experiência em administração pública voltada para o social

Jilmar Tatto foi o 3º Vice-Presidente Nacional do PT em 2011, ano em que ocupou também a vice-liderança da Bancada do partido na Câmara. Em seu segundo mandato como deputado federal – eleito em 2006 e em 2010 – Jilmar Tatto já presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e participou de várias comissões temáticas da Casa.

Tatto iniciou sua militância nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica. Sua liderança fez com que se tornasse um dos coordenadores da Pastoral da Juventude na Pastoral de Santo Amaro. Militou também em diversos movimentos por melhores condições de vida para a população.

Em 1981 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e em 1995 presidiu o PT municipal de São Paulo. Jilmar foi deputado estadual, quando relatou a CPI da Telefônica, que apurou as irregularidades do sistema de telefonia em São Paulo; presidiu a Comissão de Defesa do Meio Ambiente e integrou a Comissão de Fiscalização e Controle.

O deputado também tem experiência administrativa. Na gestão petista de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo – 2001 e 2004 – assumiu as secretarias de Abastecimento, de Implantação das Subprefeituras, de Transportes e de Governo.

Na prefeitura, comandou a implantação do Bilhete Único no Sistema Integrado de Transporte na cidade de São Paulo. Implantou também as sub-prefeituras, aproximando o poder público da população; o Programa Almoço e Janta, proporcionando uma alimentação adequada aos estudantes da rede municipal; o banco de alimentos do município e reestruturou as feiras livres. Em sua gestão houve redução dos preços dos alimentos nos chamados “sacolões” da prefeitura. Nas eleições de 2006 foi eleito deputado federal.

Projetos – Tramitam na Câmara vários projetos de autoria do deputado Jilmar Tatto. Entre eles destacam-se os seguintes: O PL 957/07, que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas de transporte urbano de passageiros; o PL 1.250/07, que isenta as operações relativas a vale-transporte da cobrança da CPMF; e o PL 272/07, que eleva a categoria da multa administrativa relativa ao transporte irregular de pessoas ou bens e enquadra essa atividade como crime de trânsito; o PL 1.136/07, que torna inafiançáveis os crimes cometidos contra o patrimônio cultural brasileiro; e o PL 6.255/09, que proíbe a inclusão de registro de consumidor nos serviços de proteção ao crédito por dívidas oriundas de serviços essenciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: