Rodeios já são proibidos em 35 cidades do estado de SP

Um dos vetos recentes ocorreu em Araraquara; capital do Estado
também deixou de permitir esse tipo de evento

Combatidos por defensores de animais, pouco a pouco os rodeios vão perdendo espaço em algumas cidades paulistas.

Levantamento feito por entidades a pedido da Folha aponta que, atualmente, a atividade é proibida em pelo menos 35 municípios -incluindo a capital. Em Ribeirão, não existe veto a rodeios.

A última cidade a vetar o rodeio foi Araraquara. Por unanimidade de votos, rodeios, vaquejadas ou qualquer tipo de atividades em que os animais possam sofrer violência passam a ser vetados.

Assistente puxa o sedém na saída do brete para apertar a virilha do animal na série de montarias que antecedeu a Professional Bull Rider, em Cajamar. Foto: Juca Varella/Folhapress

A proibição ocorreu em setembro, ainda no “calor” das discussões acerca dos acidentes que ocorreram na última edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em agosto. Na ocasião, um bezerro foi sacrificado depois de ter sido imobilizado durante a prova de bulldog.

Em agosto, a Promotoria obteve liminares em ações contra a realização da atividade em duas cidades: Espírito Santo do Pinhal e Santo Antônio do Jardim.

Os promotores Fausto Luciano Panicacci e Raul Ribeiro Sora se embasaram em laudos que apontam que várias provas nos rodeios são cruéis e impõem dor e sofrimento aos animais.

Além dessas três cidades, as proibições ocorreram também em Sorocaba, Taubaté, Marília e até na capital.

A Confederação Nacional dos Rodeios contesta os vetos e diz que os rodeios legalizados garantem a sanidade e o bem-estar dos animais. Tropeiros também dizem que as cidades que vetaram os rodeios não têm tradição nas provas (leia texto nesta pág.).

Refinamento moral

Segundo a professora Sônia Felipe, coordenadora do laboratório de Ética Prática do Departamento de Filosofia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e colunista da ANDA, a proibição significa um refinamento moral da sociedade.

Para a Promotoria e profissionais ligados às entidades de defesa dos direitos animais ouvidos pela reportagem, os frequentadores dos rodeios vão às festas de peão por causa dos shows musicais, e não devido às provas com animais.

“Nas cidades onde foram proibidos os rodeios, não houve alteração na economia local”, afirma Nina Rosa, fundadora de uma entidade de proteção que leva seu nome.

Para a advogada Viviane Alexandre, representante da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), as proibições vão virar tendência. “Esperamos que [os vetos] cheguem à cidade mestra, que é Barretos”, afirmou.

Fonte: Folha

Anúncios

6 Respostas

  1. Pelo menos uma boa noticia e esperamos que se propague por mais cidades, quanto ao SR genio (em nóme do Dinheiro) é evidente e lógico q é contra e chega ao extremo ao dizer que as cidades que proibiram não tem tradição em rodeio, ótimo ao menos sabemos q pode não ter tradição mas tem povo com coração, e queira ou naõ sr bunitão ta proibido em 35 cidades ( TRINTA E CINCO CIDADES ) va vc e seu rodeio para o inférno fazer compania a outros de sua laya (xiq néh ? laia com Y) Um abraço as 35 cidades e devagar vamos chegando la.

  2. Ridiculo isso com tantas outras coisas para se preocuparem vão caça o que fazer,as pessoas são tao ignorante que se o animal for machucado na prova o competidor simplesmente é desclassificado em todas os estilos cavalos,touros. E outra coisa esses touros valem muito vcs acham que os tropeiros deixariam prejudicar o lucro dele nuncaa. sou a favor do rodeio pois vivo nesse meio e NÃO é maus tratos .
    Maus tratos é aqeles cavalos magrooos que as pessoas dexam amarrado nos lugares por nao ter terra,pasto e fazem trabalho puxado sem alimentação,bate machuca os cavalos isso sim.
    Daqui a pouco vão proibir mata os bois eeai qero ve o qe vamos comer! Alfaceee

    • Bom dia Bruno:
      Este é um espaço em construção que busca o debate de idéias, a pluralidade. Participe sempre que desejar pois toda unânimidade é burra, logo, a divergência é salutar e bem vinda.

      Concordamos que existem muitas outras coisas para nos preocuparmos, tambem. Concordamos ainda com você quando escreve que existem várias outras formas de maus tratos contra animais e reafirmamos que todas as formas de maus tratos devem ser combatidas.

      Não concordamos quando voce afirma que nos rodeios os animais são bem tratados. Muito pelo contrário. O cuidado com a saúde dos animais está estabelecido nos marcos da defesa do patrimônio de seus proprietários e nestes marcos os demais participantes deste deprimente e desnecessário “espetáculo” respeitam aos animais.

      Nossos parâmetros são outros. Utilizamos os parâmetros do bem estar e do respeito à vida dos animais que tanto são úteis ao ser humanos, inclusive no trabalho… quanto ao abate de animais para alimentação… bem … há quem tambem seja contra…não é o nosso caso. Somos contra impor ao outro sofrimentos, incômodos desnecessários… ou voce gostaria que alguem colocasse sedém em seu saco só pra ver vc pular e parecer corajoso montando em seu lombo?

      Os tropeiros cuidam sim de seus animais, para que fiquem fortes e possam suportar o sofrimento que lhes é impostos em busca do lucro obtido às custas de quem corre riscos na atividade e da sanha dos que gostam de ver isto…

      • quem falou que o sedem e amarrado no saco dos bois egua nao tem saco e pula do mesmo jeito o sedem e feito de lan de agodao que vai na veriria dos animais que sente cocegas por isso que les pulamnos rodeios de hopjen da pbr tem de 3 a5 pessoas que cuidam da saudem dos animais que vao se apresentra se augum deste animais etiver com augum machucado ele nao pula e o propieterio ainda recebe uma multa

  3. voces jugam sem saber voces vem falar que nois mautratramos os animais porque voces nao vao ver os animais que ficam puxando carrocas o dia inteiro sem comer e sem beber agua eu tenho um touro que so de rodeio que ele pratisipa fazem 13 anos ele esta com 15anos de idade e voces vem me dizer que nos mautratramos os animais fassame um favor nos respeite mais

  4. vou contar uma historia e serei breve comprei um touro po volta de 2.000reais ele deu muito pulador so que ele veio ficar doente os veterinarios me acoselharam a saquifica o animal mais eu nao o fiz gastei o dobro doque eu tinhapago pro elenao cancegui salva ele mais eu nao me arrependo nem um minuto nem do dinheiro e nemdo meu tempo que eu dediquei a ele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: