Prepare o bolso para o aumento do seguro do seu carro em 2012

Analisando as estatísticas criminais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia, que publicam seus dados mensalmente (como sempre defendi…) mostramos que o pais passa por um ciclo de alta da criminalidade desde o segundo semestre de 2010. Minas Gerais, infelizmente, não publicou ainda nenhum dado de 2011 mas ali também é perceptível uma piora nos crimes patrimoniais desde maio de 2010.
E o carro chefe desta elevação criminal é o roubo de veículos, indicador cuja confiabilidade é elevada em virtude da baixa subnotificação. Vejamos a evolução deste indicador de setembro de 2010 a setembro de 2011: no Rio de Janeiro 9,5% de crescimento nestes 12 meses, no Rio Grande do Sul  16,7%, em São Paulo 28% e na Bahia (dados apenas da Capital) 59,3%. Na média, um crescimento de 24,6% nos roubos de veículos do ano passado para cá.
Como já discutimos anteriormente, a desaceleração econômica explica em parte esta tendência, que é geral, e a gestão explica outra: o impacto da piora econômica em todos os indicadores tem sido menor no Rio de Janeiro, onde o governo inova na segurança. Por isso a variação do roubo de veículos no RJ é menor e se deu mais tardiamente do que em outros lugares.
Uma consequência indireta é o aumento dos latrocínios, uma vez que a maior parte dos latrocínios ocorre durante tentativas de roubo a veículos. Outras consequências são o aumento da sensação de insegurança, mais gente circulando armada para defesa pessoal e portanto, a média prazo, impacto sobre os homicídios. Por fim, mesmo para quem não teve o veículo roubado, aumento nos seguros para todos, em função do aumento da sinistralidade. (curiosamente, o valor do seguro raramente cai quando há queda na sinistralidade…)
Finalizo agradecendo aos quase 10 mil leitores do blog, desejando um feliz Natal / Chanuká  a todos e que seu carro não seja roubado em 2012 !

Uma resposta

  1. Ésta é uma excelente noticias as famigerados e carnivoras seguradoras q adoram ouvir e ver uma estatisca dessa, por que? Money, como inspetor de sinistro ( sinistro na linguagem tecnica em seguros é tudo aquilo q pode acontecer com o bem segurado), por muito tempo eu não lembro de ter visto´a quebra de uma seguradora ao contrario os preços sempre sobem me responda se no RJ conforme foi reportado acima se havera uma baixa no seguro, nada disso passa a régua e fim de papo, quanto a roubo de carros (famósa industria muito rentavel) primeiro exemplo eu ja dei perda total em veiculo passado alguns meses vi o carro sendo recuperado (reformado) e portanto gerando mais uma encomenda ou seja um carro igual “pra ser trepado” ( na linguagem das altas paradas) esse carro quando encomendado tipo 6hrs da tarde no maximo as 9Hr ja estara em poder do solicitante ( a qualquér custo, a minha vida,a sua, de sua esposa, seu pai enfim,) acho que existe muitos policiais competentes e dignos de usar uma farda, mas infelizmente esbarram em certas barreiras, veja um exemplo, acho uma absurdo voce le no jornal “AV RUA FULANA DE TAL É O MAIÓR FÓCO DE ROUBO/FURTO DE VEICULOS, isso é um tapa na cara do contribuinte, veja, deixe um veiculo com cameras rastreadores nesses locais,resumo 70% vão para o mesmo lugar isso é sabido por muitos acredito que pode ajudar a baixar o indice, desmanches o nome ja fala tudo por que isso? Quando dado PT em um mveiculo ele deve ser destruido ao contrario do q aconteçe as seguradoras passão ao leiloeiro, claro leiloa e começa o circulo novamente, detalhe tem muitas quadrilhas que chegam a pagar mais do vale um carro bom, por um PT, por que ? A nota fiscal que beleza, um Palio destruido mas com nota fiscal do leiloeiro, com aquéla nóta si roubão muitos Palios e quando as autoridades (sérias ) chegão é apresentada a tal nóta mas até ai ja foram roubados ( a qualquér custo vivo ou morto) muitos Palios. PT deve ser destruido, tudo si tem jeito e solução mas a principio é necesario AÇÂO. Abrçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: