PT questiona Ibope no Pará. Ana Júlia alega erros na pesquisa que aponta Jatene como favorito. E o PMDB pede documentos ao TRE

Pollyanna Bastos, iG Pará

A Frente Popular Acelera Pará, que traz a governadora Ana Júlia Carepa (PT) como candidata à reeleição, impetrou medida cautelar no Trbunal Regional Eleitoral (TRE) contra a pesquisa do Ibope divulgada ontem. Os números apontam Simão Jatene (PSDB) em primeiro lugar na corrida ao Governo.

Na pesquisa induzida, Jatente aparece com 43% das intenções de voto, contra 33% de Ana Júlia. E na espontânea, o tucano tem 29% contra 18% da petista. A coligação de Ana Júlia alega falhas na pesquisa. Segundo o PT, o Ibope teria concentrado a coleta de dados na Região Metropolitana de Belém, sem levar em consideração as áreas rurais, onde Ana Júlia diz ter “maior” apoio.

De acordo com o Ibope, foram ouvidos 812 eleitores nas regiões Metropolitana de Belém, Nordeste, Sudeste, Marajó, Baixo Amazonas e Sudoeste do Pará. A divulgação da pesquisa foi anunciada para a última sexta-feira, mas foi adiada por um pedido de esclarecimentos da Frente Popular quanto à amostragem analisada.

O resultado foi divulgado ontem, após liberação judicial. O PMDB também contesta, alega que pesquisas internas mostram o candidato Domingos Juvenil com percentual quase duas vezes maior que os 6% do Ibope. O PMDB não decidiu se vai questionar os números, mas solicitou a documentação da pesquisa ao TRE.

Erro passado

Durante o horário eleitoral gratuito de ontem, PT e PMDB exibiram programas contestando os números do Ibope. Entre os argumentos, foi citado um erro de previsão do Ibope nas últimas eleições à Prefeitura de Belém.

Em pesquisa divulgada duas semanas antes da votação, Valéria Pires Franco (PSDB) aparecia como favorita, com 25% das intenções de voto. Na mesma pesquisa, a candidata Duciomar Costa (PTB) ficou em segundo, com 23%. Duciomar venceu com 35% dos votos, José Priante (PMDB) com 19% e Valéria ficou em terceiro lugar.

7 Respostas

  1. eu espero que o novo presidente eleito pelo povo continue com o projeto de lula.

  2. Sai fora ana júlia, incopetente do pará!

  3. vocês não estão aceitando a derrota o governo de v6 apenas pioro o pará

  4. gostaria muito que não tivesse segundo turno, que era pra essa pilantra da ana júlia saber foi a pior governante que o pará ja teve.

  5. EU SOU 13, DILMA E ANA JULIA.

  6. INCOPETENDE do para, são os amarelaõ que deixaram um rombo em todo estado do para. Quem botou para funcionar foi ana julia. ana não beneficia só os empresarios é o povo. 1313131313131331 éééééééé313131331313131313131313113131313131313133131313131313131313131

  7. Ana é a melhor governadora a mais preparada , com propostas melhores para o Pará. E com o apoio da Dilma só vamos ter vantagens. Por isso vote 13 pt.Ana e Dilma pro Pára continuar acelerando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: